terça-feira, 1 de abril de 2008

A minha 1ª viagem

Estávamos em 1986 e depois de ter conhecido um grande surfista da Figueira da Foz o Ze Alexandre.
Mais conhecido por Zé Surf e que me mostrou como se faz um pico de pato convidou-me para passar uns dias na casa dele que acabou por ser na casa da sua namorada de então que era a Estela também ela surfista (1ªmulher que via fazer surf cã no burgo).
Partimos em direcção a Figueira eu e o meu Primo Etienne (Neto) a 1ª ligação foi Faro-Montemor Novo em Autocarro da carreira as varias horas de viagens foram passadas a ouvir fones sim daqueles de cassete, não havia cã ipod ou CD nem revistas de surf e a colar cagaitas na cabeça de um careca que ia a nossa frente e a dormir claro.
Depois de chegarmos a Montemor só tínhamos outro autocarro para Coimbra duas horas depois então resolvemos explorar a vila, encontramos então o mercado onde compramos alguma fruta e a cena do melão foi clássica.
Estávamos num jardim a comer o melão sentados num banco e começamos a ouvir:
- Os meninos não podem estar ai a comer…….
O meu primo voltasse para trás para ver quem era mas tinha uma faca de mato na mão que nos usávamos nos escuteiros e o guarda do jardim ao ver tal arma e dois moços marafados todos loiros e desgadelhados com uma faca na mão:
- Bom se não deixarem todo sujo acabem lá de comer e joguem as cascas fora.
Nos nem dissemos uma palavra e continuamos a comer o meu primo ainda acenou com a faca em sinal de agradecimento.
Ao chegar ao autocarro não encontrávamos as pranchas estavam subterradas com sacas de batatas e nos em grande aflição começamos a tira-las.
Chegou o motorista e disse calma menino o barquinho não se parte eu quase me saltava a tampa com o homem mas lá passamos as pranchas para cima e com mais umas mossas lá continuamos a nossa viagem.
Chegamos a Coimbra e mais umas horas de espera bom resolvemos ir a uma casa de jogos a pensar que era o café Paris mas logo nos apercebemos que ali a coisa era mais seria e que provavelmente era o sitio dos mafiosos lá do sitio mas já não podíamos voltar para trás e lá abrimos uma mesa de snoker e afinal ninguém nos disse nada.
Lá apanhamos a última ligação ate a Figueira e no nosso imaginário só existiam ondas e mais ondas e alguma curiosidade de ver as mulheres do Norte carrago.
Já era de noite quando chegamos e depois de procurar um telefone para ligar ao nosso amigo (telemóveis nem faziam parte do imaginário) lá fomos com o nosso anfitrião e logo ficamos a saber que o mar estava grande.
No dia seguinte logo pela manha Cabedelo da Figueira altas ondas para direita com um canal junto ao molhe quem fazia as esquerdas parava no canal mas quem ia para a direita ficava no meio da rebentação e para uns putos que não estavam habituados aquilo não estava fácil.
Nos dias que se seguiram foi só surf (fabrica do cimento, Buarcos, ss, cabedelo)
Num dos dias fomos a Peniche no carro do Zé altas ondas alto por do sol nunca mais vou esquecer.A 1ª viagem e inesquecível eu e o meu irmão cusin lari foi perfeito

7 comentários:

etienne neto disse...

É Cusan Lary , essa viagem ficou-nos na alma mesmo. Ainda me lembro da casa da Estela e da lindisssma irmã dela, a ROSA. Lembro-me dos livros do Asteix que havia naquela casa, da mesa de Ping-Pong, lembro da minha cama de madeira com todo aquele trabalhado lindo, lembro-me da bendita viagem no carro do Zé até Peniche, (um Mercedes Preto dos anos 50), e como chuvia a potes cada vez que passavamos numa poça maior o Zé dizia para levantarmos os pés o carro enchia de água tal era a quantidade de buracos que aquele "barco" tinha. Lembro-me surfarmos numa esquerda que lhe chamavam de Biarritz e da surfada que fizemos dentro do rio tal era o tamanho dos basaltos no Cabedelo.
Lembro-me da gripe que apanhei por causa do meu fato, pois as costas eram em napa, o neopreme já era á muito. A tua tábua era uma Quad da Grosal e a minha era a tua famosa Twin da Semente.
Lembro-me do autocarro com encostes de cabeça em ferro, lembro-me que surripiamos o pequeno almoço do hotel na nossa primeira noite de hotel para comermos na praia.
Lembro-me quando o Zé nos apresentou o Gonçalo Cadilhe, tinha ele tido aquele acidente com a tabua dele e ficou cego de um olho, á pouco tempo.
Lembro-me Lembro-me....
Que viagem inesquecivel...
Acredita Cusan Lary nunca mais lá voltei nem só de passagem, nem nunca mais vi Estela e a sua linda irmã. Só voltei a ouvir falar nela num dos livros do Gonçalo...
Tenho saudades daquele tempo. Devemos muito á tua Super Mãe, a minha linda TIA Alda, Cusan, se não fosse ela nunca nada disto era possivel, ela sempre confiou em nós e sempre acreditou em nós, não era qualquer pessoa que deixava dois putos ,um com 14 e outro com 16 anos passarem duas semanas na Figueira da Foz sem forma de contactar, apenas com o numero de telefone da mãe do Zé e da mãe da Estela ( e da ROOOOSSSAAAA) lolo.
Fica sempre em Alta PRIMO.
Até já Cusan Lary

p.s~- Dou um doce a quem souber a história de "Cusan Lary" e porquê nos tratamos assim eh eh eh
A familia não vale!!!! ;)

etienne neto disse...

É verdade Cusan, sou o primeiro a deixar um comment...
ALTAMENTE

V@sco disse...

A cena do cousin Larry tinha a haver com isto...

http://br.youtube.com/watch?v=8vbnLYROCj8

Abraço.

Miguel Fernandes disse...

Parabens por mais um blog "fish" e pelo 1.º post.

etienne neto disse...

Bem Vasco estiveste quase mas Não, não tem nada a ver com esta série mas sim com o filme.
Pista:
Uma fereira chamada Pinguim!
Pista 2:
Ray Ban!
Oista 3:
Primos!
Chegas lá? Olha que já adientei muito!
Grande Vasco, continua a tentar!!!
Abraço Etienne

Tiago Grosso disse...

Grande Necas já fazía falta um blogue de boas histórias! Além disso foi um fartote de rir! lol

Anónimo disse...

tb bem conheci o zé porqueiro esse ano ou n ano a seguir, se n estou em erro. tu n deves saber necas, mas eu e o ze dos caes "aprendemos" a surfar na figueira. eu tinha la a minha avó e de maio a setembro tavamos lá. mesmo antes de irmos p sagres mais regularmente. eu tenho uma sorte... casa na praia da rocha e n em buarcos. tb já fizestes uns tubaços aqui no molhe lembraste mano! ´saúde!!! grande abraço. BREK